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Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo bem esquecido dentro do sistema, criado há muitos anos para atender às necessidades de um cliente (o único que utiliza até hoje), acaba de passar por uma incrível modernização. Clique em Ler mais e conheça as novidades do Gestão [...]

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo bem esquecido dentro do sistema, criado há muitos anos para atender às necessidades de um cliente (o único que utiliza até hoje), acaba de passar por uma incrível modernização.

Clique em Ler mais e conheça as novidades do Gestão de Cardápios, desenvolvidas pelo Time Materiais.

Motivação do projeto

O módulo Gestão de Cardápios (sigla CST) recebeu poucas melhorias estruturais desde a sua criação, muito pelo fato de o módulo ter sido criado especificamente para o cliente GASTROVILLE. Portanto, as evoluções do módulo só se deram a partir das solicitações de implementação vindas desse cliente.

Desde o ano passado o módulo Gestão de Cardápios passou a ser de responsabilidade do Time Materiais. O projeto foi criado com o objetivo de modernizar e agregar novos recursos ao módulo. Contudo, neste mesmo projeto também foram desenvolvidas implementações para atender às necessidades de um novo cliente desse ramo, a NUTRISUL REFEIÇÕES.

Reestruturação da base de dados

Todas as tabelas do módulo foram convertidas e modernizadas, agora possuindo chave principal com ID.

  • 079-Plano de receitas/despesas do cardápio
  • 076-Receitas/Despesas do cardápio
  • 081-Gramagens do cardápio
  • 080-Pratos do cardápio
  • 077-Pedidos do cardápio

Especialmente as tabelas de pratos (080) e de pedidos (077) necessitaram de uma reestruturação mais profunda, uma vez que o registro mestre e os itens eram gravados na mesma tabela. Para tanto, foram criadas as seguintes tabelas:

  • 698-Itens do prato do cardápio
  • 699-Itens do pedido do cardápio
  • 703-Complementos do pedido do cardápio

Criação de tabelas genéricas

Como parte da organização da base de dados e para atender as necessidades da NUTRISUL, foram criadas duas tabelas genéricas:

Tabela 106-Tipos de cardápio

Documentação no Help

Tabela 108-Tipos de prato

Documentação no Help

As novas tabelas já possuem manutenção consolidada (1.3-M) e importação de planilha (1.3-B).

Configurações no Centro de custo

No cadastro do centro de custo (também chamado de Filial no Gestão de Cardápios), as configurações referentes ao CST foram totalmente reestruturadas.

Os tipos de cardápio agora são identificados pelo código e não mais pela descrição. Também foi implementado o controle de produtos restritos do centro de custo.

Documentação no Help

Melhorias na tabela por empresa 41-Grupo de pratos

Na tabela por empresa 41-Grupo de pratos o código passou a aceitar até 4 dígitos, antes eram apenas 2 dígitos. Também foi implementada a importação dos grupos de pratos por planilha (1.4-B).

Organização dos parâmetros de sistema e de empresa

Nos parâmetros de sistema (1.1-P) foi criado um botão [Gestão de Cardápios] para acesso aos parâmetros do módulo. Foram criados parâmetros referentes às configurações do planejamento de cardápios.

Documentação no Help

A aceitação dos parâmetros de empresa também foi aprimorada. A aba Gestão de Cardápios passa a aceitar apenas um botão que acessa a janela de parâmetros do módulo.

Documentação no Help

Nova manutenção do Plano de Receitas/Despesas (CST 1.7)

Antes nomeado Grupo/Códigos de Receitas/Despesas, esse cadastro é utilizado para classificar as receitas/despesas (CST 2.2), além de ser utilizado em relatórios específicos do módulo.

A manutenção do cadastro foi reestruturada e passou a contar com a manutenção consolidada dos registros (CST 1.7-M).

Documentação no Help

Nova manutenção de Receitas/Despesas (CST 2.1)

Cadastro de refeições e valores previstos de receitas e despesas para os centros de custo numa determinada data. O cadastro é aplicado em relatórios específicos do módulo.

A manutenção do cadastro foi reestruturada e passou a contar com a manutenção consolidada dos registros (CST 2.1-M).

Documentação no Help

Nova manutenção de Gramagens (CST 2.2)

A gramagem é a porção de um produto (insumo) que será aplicado nos pratos do cardápio. O cadastro da gramagem é por centro de custo, e é possível cadastrar várias gramagens para um produto alterando a variação.

A manutenção do cadastro foi reestruturada e passou a contar com a manutenção consolidada dos registros (CST 2.1-M) e importação por planilha (CST 2.2-H).

Documentação no Help

Nova manutenção de Pratos do Cardápio (CST 2.3)

O prato do cardápio representa uma receita e é composto por gramagens (produto + variação). O cadastro do prato não é por centro de custo, este será informado apenas no pedido do cardápio.

A manutenção do cadastro foi reestruturada e passou a contar com a manutenção consolidada de pratos (CST 2.3-M) e de itens dos pratos (CST 2.3-K), além de importação por planilha (CST 2.3-H).

Documentação no Help

Nova manutenção de Pedidos do Cardápio (CST 2.4)

A manutenção do pedido também foi reestruturada. Assim como na manutenção dos pratos, a aceitação dos itens agora é feita a partir de um grid dinâmico com possibilidade de personalização de colunas, ordenação, colorização e outros recursos.

O pedido do cardápio pode ser composto por pratos e por produtos avulsos.

Documentação no Help

Nova tabela virtual de Produtos Acumulados

A tabela virtual 707-Produtos acumulados dos pedidos do cardápio acumula os produtos a partir dos pedidos do cardápio, fazendo a explosão dos pratos e considerando também os produtos avulsos dos pedidos.

A consulta dos produtos acumulados está disponível no menu CST 2.4-R. Na seleção é possível configurar as formas de acumulação dos produtos.

Seleção dos produtos acumulados dos pedidos
Documentação no Help

Relatórios do Gestão de Cardápios

Nos seguintes menus foi aplicada a aceitação de um relatório do gerador, a partir de uma tabela correspondente ao menu.

  • 1.7-L-Listagem de Plano de Receitas/Despesas
  • 2.1-L-Listagem de Receitas/Despesas
  • 2.2-L-Listagem de Gramagens
  • 2.3-L-Listagem de Pratos
  • 2.4-L-Listagem de Pedidos do Cardápio

Já os relatórios a seguir foram considerados específicos do cliente GASTROVILLE, portanto os menus estarão acessíveis somente para esse cliente.

  • 2.3-R-Relatório de Pratos e Cardápios
  • 3.1-P-Pedido para Filial
  • 3.1-C-Pedido para Compra
  • 3.1-M-Mapa de Produção/Compras
  • 3.1-S-Saldo de Compra/Distribuição
  • 3.2-L-Receitas/Despesas Analítica
  • 3.2-S-Receitas/Despesas Sintética
  • 3.3-L-Cardápio Semanal para o Centro de Custo (Filial)

Integração com Estoque

A rotina de integração dos pedidos do cardápio com o Estoque, aceita no menu CST 2.5-I, foi eliminada. Essa rotina tornou-se obsoleta quando foi criada a geração de requisições de estoque para os itens dos pedidos, em 2017.

A geração de requisições de estoque, agora aceita no menu CST 2.5-G, recebeu as seguintes implementações:

  • Possibilidade de agrupar os produtos por gramagem, conforme configuração no produto.
  • Geração de requisição de estoque com diversos itens, conforme parâmetro de sistema.

Documentação do Help

Criação do Help do Gestão de Cardápios

O módulo agora possui um tópico no Help do SIGER®. Todos os cadastros e as principais rotinas do Gestão de Cardápios estão documentadas.

Documentação no Help

Conclusão

Com o término do projeto 3217 o módulo Gestão de Cardápios está alinhado com os padrões já aplicados em outros módulos do SIGER®. A reestruturação da base de dados e a modernização das rotinas agora permitem o incremento de funcionalidades de forma mais ágil.

Desta forma, os objetivos do projeto foram devidamente atendidos: modernizar o CST tecnicamente e possibilitar o atendimento de novos clientes no ramo de produção de refeições.

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