Até então as vias de arquivo eram resolvidas sempre no servidor. A menos que, programaticamente, fosse acionado o comportamento onClient no objeto SFile que faz com que o sistema busque o arquivo na estação. Essa abordagem era um problema quando a informação tinha origem da base de dados ou qualquer outra entrada que não indicasse claramente em qual máquina buscar o arquivo.
Para resolver esse problema, foi aplicado nas vias de arquivo do SIGER® o conceito de URI. Com ele é possível adicionar um protocolo no início do caminho indicando de qual máquina buscar o arquivo, se da estação ou do servidor.
Agora o usuário poderá, mesmo em Thin Client, abrir ou salvar seus arquivos em “Meus Documentos” ou na “Área de trabalho“, por exemplo.
O protocolo de uma URI é definido pelo nome do protocolo seguido de “://”, exemplo: file://C:\tmp\teste.txt. Nesse exemplo, file é o protocolo e c:/tmp/teste.txt a via do arquivo de fato.
No SIGER®, para manter a compatibilidade com o modelo que já existia, as vias sem protocolo apontam para arquivos no servidor. Para acessar um arquivo na estação utiliza-se o protocolo tc:// seguido da via do arquivo.
Exemplificando
C:\tmp\teste.txt – Fará a busca do arquivo texte.txt no C:\tmp\ do servidor.
tc://C:\tmp\teste.txt – Fará a busca do arquivo teste.txt no C:\tmp\ da estação.
Para utilizar o novo recurso a rotina deve ser preparada para realizar as operações com arquivos sempre com uma instância de SFile. Por isso nem todas os campos de arquivos vão permitir o uso da via na estação.
As rotinas de abrir/salvar do visualizador de relatórios, geração de excel e docx quando permitem selecionar onde salvar o arquivo gerado (Deve estar configurado para não abrir documentos XLSX/DOCX após a impressão), já foram adaptadas para o uso da via na estação.
Demais rotinas do SIGER® também podem se aproveitar do recurso, basta garantir que as operações em arquivos sejam feitas via SFile e então liberar ao usuário.
Nos pontos onde o diretório da estação já está disponível, foi adicionado à combo-box de caminho da janela de abrir/salvar do SIGER® o C:\ da estação. O usuário supervisor não precisa liberar ou bloquear esse caminho pois não é algo da rede e sim da estação do usuário. Então não apresenta riscos de segurança aos dados.
O usuário poderá utilizar esse recurso em “modo combo” com os diretórios favoritos deixando um acesso rápido à sua área de trabalho ou documentos.
Importante!
Quando a rotina não permite via de arquivo da estação a janela de abrir/salvar do SIGER® em Thin Client não vai permitir avançar com um caminho iniciado com tc://. Quando isso acontecer será enviado um RIMENSAG indicando que a rotina em questão é uma candidata em potencial para permitir vias na estação. Cabe ao time responsável pela rotina avaliar se deve ou não adaptar os pontos necessários.
Ainda não tem a Tecnologia Thin Client na sua empresa? Conheça as vantagens.
Por:
Lucas Vanduir Spaniol
Desenvolvedor