O Módulo de Controle de Planilhas de Projetos foi desenvolvido para auxiliar empresas que baseam seu processo produtivo em projetos. A ferramenta possibilita o registro dos valores de custos/despesas, o lançamento de materiais utilizados e despesas com mão de obra, controlando assim os gastos com o processo.
O Módulo de Reservas para Ordens de Produção e Ordens de Serviços aprimora o controle de saldos de estoque de materiais disponíveis, disponibilizando para novos pedidos somente quantidades ainda não comprometidas para outros pedidos em aberto.
O Módulo de Integração com Microterminais e Coletores de Dados possibilita que os apontamentos de produção realizados no chão de fábrica, sejam registrados no Módulo de Gestão Industrial do ERP SIGER® automaticamente, através de Coletores de Dados, Microterminais ou Dispositvos Móveis, sem a necessidade da transferência manual de dados do sistema de coleta de registros para o sistema de produção.
Veja mais sobre esses recursos.
Veja mais sobre esses recursos.
Com o Módulo de Controle de Serviços Externos a empresa realiza o gerenciamento de operações executadas externamente (industrialização efetuada por terceiros) vinculadas às ordens de produção e ou somente ordem de compra.
O Módulo de Programação por Máquinas (sem sequenciamento) agrega eficiência e produtividade ao gerenciamento dos recursos da indústria. Com a ferramenta é possível definir a sequencia de produção por máquina, cálculo dos tempos de processo, validação das restrições entre ferramentas e acessórios, relatório de carga por recurso produtivo e realocação de OPs na fila (ajuste fino).
Imprevistos acontecem. Por mais preparadas que as empresas estejam, diversas situações inesperadas podem ocorrer durante o processo produtivo, fazendo com que máquinas e até mesmo fábricas inteiras parem. Para controlar esses casos o ERP SIGER® dispõe do Módulo de Controle de Paradas de Produção.
O Módulo de Controle de Refugos permite o registro dos refugos da produção, possibilitando o sucateamento e a reclassificação e o controle dos refugos por causa e motivo da não conformidade.
Com o Módulo de Romaneio de Embarque é possível controlar de forma eficiênte as entregas de um pedido para um cliente.
O Módulo de Desenvolvimento de Produto permite controlar o processo de desenvolvimento de produtos dentro da empresa. Utilizando conceito de fases, os operadores podem realizar apontamentos nos produtos em que estão trabalhando, repassando para a fase seguinte do desenvolvimento e seu respectivo responsável. Dessa forma é possível analisar o andamento da elaboração com as datas previstas de término de cada fase.
O Módulo de Emissão de Ordens de Acondicionamento permite uma gestão eficiente do processo de embalo dos produtos, alocando embalagens necessárias a partir de um pedido (venda ou produção) e valorizando o estoque do mesmo. Também possibilita a inclusão de ordens de reacondicionamento a partir de um produto a granel.
O recurso possibilita ainda que na inclusão de Ordem de Produção já seja possível informar as embalagens em que será acondicionado o produto, sem gerar ordens específicas de acondicionamento, considerando que o produto já será embalado ao final da produção.
Com o Módulo de Controle de Saldos por Centros de Custo é possível obter de forma rápida e fácil a posição de determinada ordem de produção ou produto, auxiliando na identificação de gargalos, assim como cálculos de saldos livres em estoque e em produção, confrontando com o total de pedidos para o produto.
O Módulo de Controle de Planilhas de Projetos foi desenvolvido para auxiliar empresas que baseam seu processo produtivo em projetos. A ferramenta possibilita o registro dos valores de custos/despesas, o lançamento de materiais utilizados e despesas com mão de obra, controlando assim os gastos com o processo.
O Módulo de Ordem de Corte possibilita a geração, programação e emissão de ordens de corte de chapas/barras/bobinas e o controle de insumos e geração de produtos conforme medidas, gerenciando as sobras, sucatas e cavacos.'
O Módulo de Controle Automático de Vinculação de Pedidos permite o controle automático para a vinculação dos pedidos incluídos manualmente ou através de EDI com a produção prevista e/ou finalizada projetada anteriormente à necessidade real. Também possibilita a criação automática de ordens de acabamento para produtos semiacabados que tiveram sua produção projetada. Esse controle serve, por exemplo, para empresas que recebem projeção de pedidos de seus clientes e que iniciam a produção desses antes da efetiva confirmação do pedido. Com o controle é possível que, à medida que os pedidos são efetivados, a produção seja automaticamente vinculada a esses pedidos.
O Plano Mestre de Produção (PMP) objetiva agrupar a produção planejada para uma fábrica durante um determinado período (semana ou mês, por exemplo). Através do PMP as indústrias podem se antecipar ao próximo ciclo de produção, comprando os insumos e alocando os recursos necessários. É uma visão macro do que precisará ser produzido. A empresa pode, por exemplo, querer agrupar todas as OPs que possuem data de entrega em um período comum ou todas as OPs de uma determinada linha de produtos.
Com o Módulo de Programação da Fábrica é possível incluir informações que irão auxiliar a empresa a ter um panorama geral de toda a produção, podendo dessa forma gerenciar a programação de maneira mais eficiente, com previsibilidade e segurança.
O Módulo de Controle de Resíduos/Aparas permite o registro de sobras ou rejeitos de insumos ocorridos durante a produção, possibilitando o sucateamento ou reclassificação desses produtos, além de considerar o custo dos mesmos na valorização do produto produzido.
Com esse módulo você terá o controle mais preciso dos custos de produção e também a possibilidade de reaproveitamento, aspectos fundamentais para a redução de desperdício.
O MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento de Necessidades de Materiais) garante uma produção planejada com antecedência, otimizando o fluxo de caixa e reduzindo custos operacionais. Além disso, permite uma melhor apuração de gargalos na produção e compras, otimizando todos os processos envolvidos. Com o MRP, é possível calcular com precisão as necessidades de materiais em períodos específicos, garantindo estoque projetado de acordo com demandas futuras, ordens de produção e ordens de compras. Também é possível ajustar as necessidades com base em parâmetros configuráveis, como o tempo de reposição e considerar histórico de demanda para uma visão mais completa.