A partir da versão 14.10f o SIGER® passa a permitir a importação do arquivo XML das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicos (NFS-e) de Porto Alegre, no Módulo de Livros Fiscais.
As NFS-e poderão ser importadas em lotes ou individualmente, eliminando a necessidade de lançamentos manuais. A funcionalidade apresenta um grande ganho para o dia-a-dia das empresas, pois elimina o retrabalho e torna o processo mais ágil e seguro.
Os arquivos podem ser importados para o SIGER® em lote via menu 5.3.U ou individualmente, via menu 2.7.I. Lembrando que nesta última opção, deve ser utilizado a tecla “F7” com o cursor no campo “Série”, que abrirá a pasta onde os arquivos estão gravados.
Uma vez que ainda não há dispensa de escrituração via ISSQNDEC das NFS-e, o SIGER® continuará gerando estas para o arquivo dos Serviços Prestados, quando no cadastro da empresa constar o endereço como Porto Alegre, mesmo que os documentos estejam escrituradas como NFS-e, até que o município mude a forma desta obrigação acessória.
Vale lembrar que no programa ISSQNDEC, para que a importação ocorra com sucesso, deverá ser criado um novo cadastro e no Tipo de Escrituração da Declaração, marcar a opção “NFS-e Nota Fiscal Eletrônica”.
Para informações sobre a NFS-e de Porto Alegre, clique aqui.