O telemarketing é uma ferramenta essencial para o contato direto com os clientes, através do atendimento pelo telefone.
Confira algumas dicas de como utilizar o telemarketing para melhorar o atendimento ao cliente:
1. Ter uma boa recepção no primeiro contato ao cliente
O primeiro contato dos clientes com a empresa é através da recepção, portanto os recepcionistas são como o cartão de visita das empresas, tendo papel de recepcionar e impressionar os clientes nos primeiros minutos. Caso não souberem agir, existe o risco da empresa perde-los.
2. Ter uma boa comunicação
Muitas vezes recebemos aquelas ligações de telemarketing, com um roteiro pronto e engessado que parece que estamos falando com uma máquina ou algo do tipo. Ter uma boa comunicação é essencial, fazer o cliente se sentir confortável e interessado é de fato o mais importe para desenvolver um bom serviço.
3. Aprendizado
Um excelente profissional de telemarketing deverá buscar o aperfeiçoamento sempre. Deverá estar atento às oportunidades e se dedicar a elas, tornando o aprendizado contínuo.
4. Dedicação
O profissional de telemarketing deverá dedicar-se à operação e realizar suas atividades com muita intensidade. Não existe tempo ruim ou problema sem solução. Todos os momentos e todos os motivos são canalizados para atender bem o cliente. Quando se tem paixão pelo que faz, o profissional se entrega, se dedica, tornando-se um profissional bem-sucedido.
5. A importância de um script
É preciso saber que, apesar de o script ter todo o passo a passo a ser seguido e frases prontas, não se deve ficar preso totalmente nele. Ele deve servir apenas como um direcionamento, para que algumas frases sejam trabalhadas, mas não o tempo todo.
O script de telemarketing serve como uma base, mas o fundamental é que o operador consiga captar a sua essência e transmitir isso ao cliente de forma natural. Deixar a ligação personalizada e com um atendimento humanizado é o segredo para o sucesso dessa ferramenta.
6. Conte com a tecnologia
A utilização de ferramentas que agilizam e oferecem um maior controle para o processo de telemarketing é um grande diferencial. Nesse sentido o Módulo de Telemarketing/SAC do ERP SIGER® é o aliado ideal para que a sua empresa otimize o contato e relacionamento com seus clientes.