Nesse tópico está disponível a lista de implementações disponibilizadas no período de maio/2021. No ERP SIGER esses aprimoramentos estão na versão indicada e na versão posterior (mais recente).
FPA - Disponibilizada busca de pessoas no preenchimento dos dados do sócio e contador da empresa
Disponibilizada função F8 no campo de CPF das janelas de Sócio-Administrador e Contador do cadastro da empresa. Através desse recurso, é possível carregar todos os dados da tela a partir do cadastro de pessoas.
RNS 413.123-01, versão 21.10a, gerado em 28/05/2021.
FPA - Criar Cadastro para o Banco Super Digital - Geração de crédito em conta
Incluído o banco Super Pagamentos com código 340 no sistema SIGER®.
Agora é possível alterar/incluir/excluir/consultar esse banco pelos menus 1.3-A/I/E/C - tabela 2.
Também é possível fazer a geração de crédito em conta do banco no menu 4.3-G
RNS 412.339-01, versão 20.10k, gerado em 14/05/2021.
FAT - Conferência por Ordem de Carga
Criado o menu 6.6-B Conferência por ordem de carga que exibe uma rotina muito similar à separação por ordem de carga. Para utilizar a conferência por ordem de carga, é necessário que no 1.1-P , <Vendas e Faturamentos 2>, seja marcado o parâmetro "Faz conferência pedidos".
O menu exibe a janela de conferência que aceita uma ordem de carga e carrega os itens dos pedidos e notas vinculados à ordem de carga e executa a conferência dos mesmos.
Criado nova opção "2-Na conferência de OC" para o parâmetro da empresa OC separada, para indicação de quando a Ordem de carga deve ter seu status alterado para Separado
Quando a Ordem de carga estiver totalmente conferida, o status da separação da Ordem de carga será gravado como separado.
Criado parâmetro na configuração de conferência de OC para indicar se deve obrigar lote ao informar os itens para conferência.
Habilitado o histórico dos campos da ordem de carga, na consulta de OC, passando a listar quando e onde os campos de ordem de carga foram alterados.
RNS 411.881-01, versão 20.20g, gerado em 07/05/2021.
FIN - Definição de vencimento na inclusão de adiantamentos
Com o crescente uso de adiantamentos para cobrança antecipada via boleto, foi disponibilizado o campo de data de vencimento na inclusão de documentos deste tipo. Desta forma, os adiantamentos poderão ser criados com vencimento diferente da data de emissão, o que evita a necessidade de alterar este dado posteriormente.
RNS 412.967-01, versão 20.20h, gerado em 28/05/2021.
EST - Previsão de compra agrupa produtos equivalentes
Na opção EST 3.2-G "Gera requisição compra/OP" passa a ser possível consolidar os produtos equivalentes. Para permitir isso foi criado o campo "Acumula produtos equivalentes" na seleção. Como cada produto pode ter uma configuração de estoque mínimo diferente, também foi criado o campo "Estoque mínimo para equivalentes" para ser possível determinar como tratar o estoque mínimo quando acumular produtos. Ao marcar a nova configuração "Estoque mínimo para equivalentes" serão acumuladas e calculadas numa única linha todos os produtos equivalentes do produto processado. Nenhum desses produtos acumulados vai aparecer individualmente na lista gerada. Se numa linha houve acumulação de produtos equivalentes, ao selecionar ela vai liberar o novo botão <Prod.equival>. Ao clicar nesse botão é possível consultar a lista detalhada dos produtos acumulados no item principal. Se selecionar um produto para gerar requisição de compra ou ordem de produção, esse documento será gerado para o item principal.
RNS 413.656-01, versão 20.20g, gerado em 07/05/2021.
COM - Melhorias na usabilidade de produtos equivalentes/simulares
1) Passa a estar disponível configurar opção para consulta dos produtos equivalentes no menu de acesso rápido dos campos de código de produto.
A configuração está nos parâmetros gerais do SIGER®: Menu 1.1-P, <Padrões para consulta>, configurações de acesso rápido de produtos. Após configurada a nova opção "Cons.equiv/similar" essa opção passa a estar disponível em todos os campos de código de produto para consulta dos produtos equivalentes do código de produto informado no campo.
2) Na manutenção consolidada de produtos (opção 1.6-M) foi disponibilizada a alteração direta dos produtos equivalentes através do novo botão <Prod.equiv>. Ao ser acionado abre direto a janela para alterar a lista de produtos equivalentes do produto selecionado.
3) Criado campo complementar na tabela Produtos (015) que indica se o produto tem algum produto equivalente/similar. Campo NPRO-TPE. Esse novo campo foi disponibilizado para filtros e gerador de relatórios.
4) O parâmetro geral já existente que indica se vai usar produtos equivalentes (menu 1.1-P, campo "Utiliza produtos equivalentes/similares") recebeu uma nova opção que indica que não vai permitir informar produtos equivalentes com unidades diferentes. Corresponde a opção "3-Sim, não permite unidades diferentes".
Ao selecionar essa nova opção o sistema vai impedir informar produto equivalentes/similar que não tenha a mesma unidade do produto principal.
RNS 415.142-01, versão 20.20g, gerado em 19/05/2021.
GIN - Implementada importação de EAN por tamanho para a formulação no menu 1.7-H
Rotina acessada pelo GIN 1.7-H opção 3-EAN. O layout da exportação pode ser acessado pelo menu.
A rotina grava/regrava os registros encontrados no botão de código de barras na manutenção da formulação.
RNS 415.444-01, versão 20.20g, gerado em 21/05/2021.
GIN - Vinculação/Manutenção de ferramentas por item da formulação
A partir da RNS 415449-01 passou a ser possível indicar ferramentas específicas por item da formulação. A manutenção dessas ferramentas é condicionada a marcação de um novo parâmetro que foi criado no menu 1.1-P, <PCP>, <Dad.Adic.Itens>, check-box "Aceita ferramentas por item".
A manutenção pode ser de uma ferramenta individual por item ou ainda uma variação de ferramentas por item de acordo com o tamanho da grade do produto formulado. Para agilizar essa manutenção, foram criadas as teclas de atalho F5 e F7, o F5 serve para repetir na ocorrência atual a mesma ferramenta da ocorrência anterior, enquanto o F7 serve para preencher todas as demais ocorrências liberadas com a mesma ferramenta informada na ocorrência atual.
RNS 415.449-01, versão 20.20h, gerado em 21/05/2021.
GIN - Substituir insumos previstos sem saldo por produtos similares/equivalentes
Implementada função para substituir insumos na inclusão da OP
Após a gravação da OP, se houver falta de insumos, sugere o uso de insumos substitutos
Vai calcular, descontando o primeiro, insumos com saldo menor, para ir enxugando o estoque
RNS 415.114-01, versão 20.20g, gerado em 25/05/2021.
GIN - Criada nova opção para gerar OP de retrabalho
Criada nova opção na combo GIN 1.2-A, <Controle p/ produção>, <Refugo/Quebra>, <Gera OP de retrabalho>, opção "3-No apto.p/refugo.reclassif.c/ponto de ctrl"
Essa nova opção permite a criação automática de OP de retrabalho para gerar a OP somente com o primeiro centro de custo/operação configurado como ponto de controle de refugo e inserir automaticamente o produto reclassificado como insumo da OP.
Vale destacar que o insumo só é inserido quando informado o produto reclassificado no momento do apontamento.
RNS 412.901-01, versão 20.10k, gerado em 03/05/2021.
GIN - Implementado botão Emi/Reemite na posição da OP
No clique do botão, é aberto um grid de talões da OP em questão para que o usuário possa marcar os talões que deseja imprimir. Após concluir essa etapa, é aberta a seleção de modelo do talão genérico. O usuário poderá escolher qualquer layout para impressão do talão.
É importante citar que esse botão faz a emissão do talão genérico, independente do modelo de talão configurado no centro de custo da OP.
RNS 414.383-01, versão 20.20g, gerado em 03/05/2021.
WMS - Implementar no TACSCH 4 geração de LPN contenedor para uso com coletor.
Foi criado no coletor do WMS uma nova ação
Conferência de itens com geração de LPN
Ela está disponível para ser utilizada nas tarefas desde que seja passado uma listaSkuQtd válida
Como funciona:
São feitas diversas leituras de SKUs gerando LPNs de acordo com a forma em que forem lidos ex:
-
Se for lido um produto/lote, vai gerar um LPN comum
-
Se forem lidos n produtos/lotes, vai gerar um lpn contenedor com n LPN contidos
Ao clicar no botão avançar da página, será validado se os LPNs gerados estão de acordo com a lista de entrada
De acordo com o parâmetro "Aceita quantidade divergente", se houverem inconsistências:
-
Não vai permitir avançar se estiver como não, retornando mensagem de erro
-
Caso contrário, vai permitir avançar, retornando uma lista de SKUs inconsistentes.
RNS 414.092-01, versão 20.20g, gerado em 26/05/2021.
WMS - Criadas ações de liberação e conferência cega de notas
Cliente terá um processo de liberação de notas para conferência na portaria e posterior conferência cega por operadores na área de recebimento.
Criada tarefa para permitir a leitura da NFe (já deve estar lançada no SIGER)
Criada tarefa para atualizar a flag de conferência do estoque a partir do WMS (flag já existia)
Criada tarefa para selecionar notas a partir de uma lista filtrada pela seleção padrão de movimentos dos livros (nesse caso filtraremos apenas as notas marcadas para conferência de estoque)
Criada ação para conferência cega de produtos e quantidades, ou seja, não exibe ao operador quais os itens esperados, apenas ao final da conferência pode ser configurado para não permitir avançar ou, por exemplo, enviar e-mail ao operador supervisor com a quantidade divergente
RNS 412.236-03, versão 20.20h, gerado em 28/05/2021.
WMS - Regra de picking 29-Ordenação pelo tipo de localização de armazenagem.
Foi criada a regra de picking "29-Ordenação pelo tipo de localização de armazenagem".
Ao informar ela na tarefa, é possível indicar uma lista de até 30 tipos de localização de armazenagem. Os tipos informados, juntamente com a ordenação deles no grid irá configurar a ordenação da prioridade dos LPNs na hora de desconta a quantidade na execução de uma tarefa. Por exemplo:
Se configurado os tipos de localização 7, 3, 8, na hora de descontar a quantidade do item do pedido, primeiro subtrai do LPN que tenha tipo de localização 7, depois 3 e depois 8.
É importante comentar que só serão aceitos tipos de localização cuja espécie é Picking ou Armazenagem.
RNS 413.059-01, versão 20.20g, gerado em 21/05/2021."
WMS - Integração no WMS com a exclusão da NF de entrada.
A aceitação da tarefa de integração para a inclusão de uma nota de entrada foi alterada da janela acessada pelo botão <Compras> para a janela acessada pelo botão <Livros Fiscais>, também foi criada a tarefa integração para ser executa quando é excluída a nota de entrada, na manutenção das integrações do WMS com outros módulos acessadas pelo menu WMS 1.2-A no botão <Integrações>.
RNS 412.513-01, versão 20.20h, gerado em 21/05/2021.
WMS - Criado menu WMS 3.1 para rotinas padrões do WMS.
Criada janela, no menu WMS 1.2-A, <Integrações>, <Rotinas WMS>, para indicar as tarefas padrões de recebimento, armazenagem, separação e expedição, inicialmente serão disponibilizadas duas rotinas de recebimento para configuração que serão executadas no menu WMS 3.
Habilitado o menu 3 do WMS para, a <Liberação para conferência> no menu 3.1-L e a <Conferência de entrada> no menu 3.1-C, para execução das tarefas configuradas nos parâmetros de empresa.
RNS 412.236-01, versão 20.20g, gerado em 04/05/2021.
GER - Passa a permitir exibir a taxa das moedas estrangeiras na barra de título SIGER®
Para efetuar essa configuração, basta acessar a manutenção de moedas e selecionar o campo "Exibir no título do SIGER®".
Todas as moedas com essa configuração passarão a exibir o indexador do dia atual na barra de título SIGER®, sendo atualizados de forma automática, conforme sua atualização via internet.
RNS 404.557-01, versão 20.20g, gerado em 14/05/2021.