Discriminar valores de insalubridade sobre as horas extras
Ganho
Demonstrar o valor de insalubridade sobre cada evento de hora extra.
Detalhamento
Configurar o evento de insalubridade com o tipo de acumulador especial “30-Insalubridade”. Na listagem do recibo de pagamento menu 3.2-L na segunda tela, marcar a flag “Discrimina variáveis insalubridade”.
Adiantamento salarial nos meses que tem rateio de férias
Ganho
Permitir controlar o pagamento do adiantamento salarial em meses em que tem rateio de férias pela quantidade de dias e não pelas datas de início e término.
Detalhamento
Criado campo para informar o número máximo de dias de férias que o funcionário poderá ter no mês para receber adiantamento salarial, menu 1.1-P botão <Folha de pagamento 1> campo “Quantidade máxima dias férias p/adto.”.
Afastamento maternidade durante o gozo de férias
Ganho
Permitir interromper o gozo de férias e iniciar o afastamento maternidade.
Detalhamento
Incluir o afastamento maternidade durante as férias, menu 1.9-I. A rotina vai quebrar as férias em dois períodos, incluindo a maternidade entre elas. Desta forma o pagamento das férias ficará com uma parte no mês que iniciou o afastamento maternidade e o restante no mês que termina o afastamento.
As provisões terão o pagamento de acordo com o rateio destas férias, antes e depois da maternidade.
Caso a tarefa de férias já tenha sido enviada para o eSocial, será gerada uma nova tarefa de retificação automaticamente.
Contrato intermitente
Ganho
Incluir a convocação do contrato intermitente e fazer a quitação de salário, férias, 13º no mesmo recibo.
Detalhamento
Cadastrar o funcionário com contrato intermitente menu 1.8-I com vinculo 10, categoria 1 e categoria eSocial 111. Marcar a flag “Trabalho intermitente” no botão <Profissionais 2> e vincular um turno que no campo “Tipo” seja “9-Demais Tipos” e o salário deverá ser em horas.
Incluir a convocação no menu 2.C-M e calcular no menu 3.A-C, selecione a convocação que deseja quitar e clica no botão <Calcular>. Obs.: SIGER® já traz o evento 1-Salário base com as horas trabalhadas de acordo com a jornada informada e ao avançar o SIGER® vai calcular de forma automática o repouso, 13º, férias, INSS do mensal, 13º e férias e IRRF (Eventos 11, 15, 44, 201, 97, 202 e 204). Listagem do recibo no menu 3.A-L.
Reintegração de funcionário
Ganho
Permitir fazer a reintegração do funcionário de forma automática com cancelamento e sem cancelamento de rescisão.
Detalhamento
Incluir a reintegração de funcionário no menu 1.8-O com a opção “1- Reintegração com cancelamento de rescisão” e opção “2-Reintegração sem cancelamento de rescisão”. Ambas as formas de reintegração vai gerar no CAGED e vai gerar tarefa para o eSocial layout 2298.
Autorização de fracionamento de férias em 3 períodos
Ganho
Listar o aviso de férias com autorização de fracionamento em 3 períodos para o funcionário assinar.
Detalhamento
Listar o aviso de férias no menu 3.3-N e no botão <Configuração de impressão> marcar a flag “Imprime Aut.fracionamento”.
Dedução de maternidade na folha complementar
Ganho
Demonstrar os valores de dedução de maternidade na folha complementar, para fechar com o valor do eSocial.
Detalhamento
Na listagem da folha complementar menu 4.1-L e na listagem dos totais menu 4.1-T no campo “Deduções FPAS”.
Exclusão de tarefas do eSocial layout S-3000
Ganho
Implementado identificação na tarefa e opção de gerar o S-3000 com envio automático e com reinclusão da mesma tarefa.
Detalhamento
Implementado opções do S-3000 no gerenciador de envio menu 7.8-V botão <Gerar exclusão S-3000>.
Consulta de funcionários em cenário de múltiplas empresas
Ganho
Pelo menu 1.8-D, passa a ser possível através da configuração no botão inferior direito "seleção de empresas" selecionar todas as empresas que deseja exibir no grid.
Detalhamento
Quando marcar a empresa, serão adicionadas no grid todas as suas filiais.
Isso facilita a consulta geral de todos os funcionários em todas as empresas ao mesmo tempo.
RNS 190.898-01, versão 19.20g, gerado em 29/05/2020.
Implementada opção de seleção de ordem na exportação de movimentos
Disponibilizada opção de seleção de ordem/agrupamento dos registros de funcionários exportados no menu 2.2-X.
RNS 197.829-01, versão 19.20h, gerado em 03/07/2020.
Melhorias na integração da Folha de pagamento com o Financeiro
Disponibilizado recurso que possibilita a integração de valores rateados por centro de custo.
Disponibilizado recurso para montar dinamicamente a observação do documento do financeiro gerado pela integração da folha.
RNS 195.692-01, versão 19.20g, gerado em 01/07/2020.
Disponibilizado campo de data de pagamento para o relatório de custos
Foi criado um campo de data de pagamento para o relatório de custo, visando ser possível que os valores de IRRF sejam separados por competência de pagamento. Antes, era carregada apenas a competência do que originou o evento. A regra de preenchimento da data de pagamento é a seguinte:
1) Se for um evento que venha da ficha financeira (eventos com código 1 até 4999) utiliza a data de pagamento da ficha financeira;
2) Se for um evento de tributação e acumulados de base (eventos acima de 5000 com exceção da provisão) utiliza a data de pagamento da ficha financeira que gerou esse valor;
3) Se for um evento de provisão (alguns eventos específicos) coloca o último dia do período da provisão.
RNS 199.733-01, versão 19.20g, gerado em 02/07/2020.
Passa a permitir configurar se a empresa deseja considerar o tempo de contrato suspenso para férias e 13º
Foi criada uma configuração na empresa, botão <Dados para cálculo>, para permitir configurar se os afastamentos com o tipo "Y-Outros motivos de afastamento temporário" e com o motivo do afastamento para o eSocial igual a "37-Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da MP 936/2020" devem reduzir a quantidade de dias de direito do período aquisitivo. O padrão é reduzir, que era o que o sistema já fazia para qualquer afastamento de tipo Y.
RNS 199.224-01, versão 19.20i, gerado em 10/07/2020.
Disponibilizada configuração de e-mail no módulo da Folha de Pagamento
Disponibilizada opção de configuração de e-mail na manutenção de empresas, menu 1.2-A, através de um novo botão "Config.E-mail". A partir dele é possível realizar uma configuração de envio de e-mail diferente para cada empresa/filial. Quando essas configurações forem utilizadas, o envio de recibos por e-mail, menu 3.9-X, passará a usar os parâmetros configurados nesse novo botão.
RNS 192.176-01, versão 19.20j, gerado em 07/08/2020.
Alterada a forma de informar múltiplos vínculos ao eSocial
A partir de 03/2020 houve uma mudança na exportação do indicador de múltiplos vínculos ao eSocial devido a nova forma de tributação do INSS. A regra consta no perguntas e respostas do eSocial, pergunta 07.21. Dessa forma, o SIGER® foi adaptado para exportar seguindo a seguinte regra dos layouts 1200, 2299 e 2399:
-
Não exporta a tag IndMV: se não houver múltiplos vínculos;
-
Exporta a tag IndMV igual a 2: Se tiver desconto de INSS e já foi calculado algo em empresas anteriores;
-
Exporta a tag IndMV igual a 3: Se não tiver desconto de INSS porque já foi descontado tudo nas empresas anteriores.
RNS 200.200-01, versão 19.20f, gerado em 24/07/2020.
Disponibilizada configuração para calcular vale transporte utilizando mês comercial
Disponibilizada uma nova configuração nos dados para cálculos da empresa, chamada "Vale transporte mês comercial" Quando marcada, o sistema utilizará mês comercial (30 dias) nos cálculos de vale transporte.
RNS 400.792-01, versão 19.20k, gerado em 11/09/2020.
Implementar forma de configurar por departamento se empresa tem ou não o INSS empresa
Passou a gravar o campo "Recolhe INSS sobre pró-labore" para o departamento, antes somente mostrava na tela sem poder alterar. Com esta alteração na geração dos totais dos eventos caso possui configurado no departamento que possui dados GPS passa a olhar para o campo de Recolhe INSS caso contrário olha para a empresa (como já fazia anteriormente)
RNS 401.603-01, versão 19.20k, gerado em 04/09/2020.
Passado para dentro da manutenção consolidada de regras de integração da folha com financeiro a prévia e geração dos documentos
Eliminadas as opções de menu da prévia dos documentos e geração dos documentos e passado para dentro da manutenção consolidada de regras da integração da folha com o financeiro através de botões. Facilitando através do registro poder fazer a prévia/geração dos documentos, bastando somente marcar o registro e clicar nos botões correspondentes.
RNS 183.401-01, versão 19.20j, gerado em 07/08/2020.