×
Menu

Livros Fiscais

 
 

Relatório da apuração do ICMS ST complementar

Ganho
Disponibilizado relatório no menu 2.4-I, para visualizar o detalhamento da apuração do ICMS ST complementar.
Detalhamento
Traz o detalhamento dos débitos, créditos e estornos carregados na apuração para conferencia do cliente.
 

Opção para gravar a informação do ICMS ST nos movimentos já lançados

Ganho
Disponibilizado os novos menus 5.1-X e 5.1-Y, para ajustar os movimentos já lançados sem a informação do ICMS ST complementar.
Detalhamento
Rotina permite gravar a informação do ICMS ST complementar, a partir do cadastro do XML das NFes, do cadastro dos produtos ou com informações do cadastro da empresa, em documentos que foram lançados antes da criação dos novos campos exigidos para o calculo do ICMS ST complementar.
 

SPED fiscal com NFC-e entradas para escritório importar

Ganho
Por padrão as NFC-es de entradas não são escrituradas nos SPED Fiscal, porém é possível efetuar créditos de PIS/COFINS para o SPED Contribuições, nestes documentos, sendo assim, caso o escritório dos nossos clientes solicitem a informação, é possível exportar pelo SIGER®.
Detalhamento
O campo já existente na seleção de geração do SPED Fiscal, no menu 5.4-E, campo "Gera C170 p/NF-e emis.própria" da seleção do SPED Fiscal passa a valer também para exportar notas de entrada do modelo 65-NFC-e.    
 

Carta de Habilitação de Patrocínio para Crédito Presumido (CHP) na GIA-RS

Ganho
Permitir repetir o código de créditos para a GIA, de forma a poder ter 2 ocorrências com código 20 ou 145 e ter assim separado os valores de cada CHP.
Detalhamento
Quando empresa possui patrocínios para projetos culturais ou esportivos, pode abater (créditos presumidos) parte deste valor do ICMS a recolher. Para isto, deve antes ter um código de autorização para este crédito junto a SEFAZ-RS chamado CHP (Carta de Habilitação de Patrocínio) e esta informação deve ser enviada/indicada no SPED e consequentemente na GIA-RS junto ao valor do crédito do ICMS compensado no período referente a este incentivo.
 

Download de XMLs de CT-e Web Service de Distribuição de DF-e – Ambiente Nacional

Ganho
Passa a ser possível fazer a baixa de arquivos XML de CT-es.
Detalhamento
Na rotina de baixa de XMLs pelo web service nacional ao teclar o botão <F2-Consulta WS> passa a ser feita a consulta dos CT-es emitidos contra o CNPJ da empresa em processamento.
 

Fixar diretório para baixar XMLs do WebService

Ganho
Conseguir definir diretório, nos parâmetros, para baixar XMLs do WebService. Antes definíamos na rotina, menu 5.3-W, ocasionando transtornos devido a mudança do local.
Detalhamento
No menu 1.1-P, botão <Livros Fiscais>, campo <Diretório para salvar XML do WebService> é possível escolher o local que o sistema utilizará para salvar os XML´s da rotina menu 5.3-W, tanto ao executá-la manualmente como pela tarefa agendada.
 

Gerar REINF com CNO sem ter folha de pagamento

Ganho
Conseguir gerar o REINF, com o CNO, para as empresas que não têm o módulo de folha de pagamento do SIGER®.
Detalhamento
Ao incluir o documento, menu 2.7-I, foi incluído o botão <Dados EFD-Reinf>, com isso possibilitando incluir os dados do CNO e Indicativo de serviço, para as empresas que não tem a folha do SIGER®, pois estas informações serão necessárias para gerar o REINF.
 

Declaração de desacordo do conhecimento de transporte

Ganho
Ao receber um conhecimento de transporte e o mesmo está incorreto, para que a transportadora consiga fazer o cancelamento, o tomador do serviço precisa fazer a declaração que o mesmo está em desacordo.
Detalhamento
Menu 2.1-N opção "2-Geração de nova manifestação” abrirá um campo para informar a chave do conhecimento, após isso conseguirá escolher a opção de desacordo do conhecimento.
 

Gerar os registros S33 eS40 – PER/DCOMP

Ganho
Para os documentos que tem DUE, ao invés de RE, deverá ser gerado o registro S33 e não o S40 para importar no PER/DCOMP.
Detalhamento
Ao gerar os arquivos do PER/DCOMP, menu 5.7-G, o sistema passou a olhar o tipo de registro no documento e gerar os respectivos arquivos S33, S40.
 

Permitir o crédito presumido de IPI nas compras para comercialização

Para empresas que realizam o aproveitamento do crédito presumido de IPI (50% da aliquota quando compra de atacado), mesmo que as compras sejam com o destino para comercialização, o sistema passará a sugerir crédito de IPI, quando no Fornecedor etiver configurado que é atacadista, e o produto possuir alíquota de IPI.
RNS 195.010-01, versão 19.10l, gerado em 31/03/2020.
 

Valor do Faturamento no SPED Fiscal x Gia9, parar de gerar o código RS000031 do Registro E115 do SPED Fiscal

A SEFAZ RS passará a calcular o Faturamento no momento da importação do SPED Fiscal na GIA e para isso não haverá mais necessidade de enviar o código RS000031 - Faturamento no registro E115.
Esta informação vale a partir da competência 03/2020, ou seja, deverá continuar sendo enviada para períodos anteriores.
Tabela do SPED Fiscal
RS000031|"Quadro C" - "Faturamento"|01102016|29022020
RNS 195.091-01, versão 18.30i, gerado em 01/04/2020.
 

Passa a ser possível diminuir o tamanho de um campo calculado no gerador de relatórios

Até essa implementação, todo campo calculado tinha tamanho mínimo de 21 caracteres. Agora o campo calculado pode ser configurado com o tamanho desejado pelo usuário, permitindo assim gerar um relatório mais enxuto, com menos colunas.
Para efetuar a configuração basta selecionar o campo calculado e alterar o tamanho do campo.
Caso o valor do campo calculado seja superior ao tamanho configurado, o campo será impresso com ###.###,## para sinalizar ao usuário que o valor do campo não coube no tamanho delimitado.
RNS 178.608-01, versão 19.20d, gerado em 14/02/2020.
 

Implementado função de cópia da tributação por UF de outro produto/sigla

Na tela dos dados de tributação por UF foi disponibilizado um novo botão <Copiar tributação> que irá abrir uma tela solicitando a sigla e o produto que deverá ter os dados copiado, é necessário que o produto tenha a tributação, por exemplo, se está copiando os dados das entradas o produto selecionado precisa estar configurado para ter tributação para entradas. Após a seleção pede a confirmação e substitui os dados, isso é possível tanto na inclusão como na alteração do produto.
RNS 188.675-01, versão 19.10k, gerado em 13/03/2020.
 

Importação de notas de serviço de Florianópolis/SC (layout SoftPlan)

O SIGER® passa a importar arquivos XML de notas de prestação de serviços eletrônicas (NFS-e) emitidas no município de Florianópolis do estado de Santa Catarina, bem como qualquer outro município que venha a utilizar os serviços de gestão pública da empresa SoftPlan, responsável pelo layout deste XML.
Além disso, foi disponibilizada nova configuração na manutenção de empresas dos Livros Fiscais, no botão <Dados dos Serviços>. O campo "Equiv.serviços prestados desvinculada do cliente" permite utilizar as mesmas equivalências de serviços entre todos os clientes, sem a necessidade de cadastrar o serviço equivalente para cada um individualmente. Ou seja, ao importar notas de serviços prestados, se houver uma equivalência já cadastrada para qualquer cliente ela será utilizada na importação.
RNS 192.692-01, versão 19.10j, gerado em 21/02/2020.