×
Menu

Controle de Estoque

 
 

Manutenção consolidada dos elementos de análise do laudo

Ganho
Facilidade e agilidade nas manutenções dos elementos de análise dos laudos.
Detalhamento
Criada manutenção consolidada dos elementos de análise e aplicado grid dinâmico possibilitando flexibilidade na rotina.
 

Reformulada rotina de sincronização das encomendas

Ganho
Facilidade nos ajustes sempre que necessário rodar a sincronização para apenas alguns casos específicos.
Detalhamento
Reescrita rotina de sincronização de encomendas com opção de filtrar as origens, ficando semelhante a sincronização de reservas.
 

Cancelamento consolidado na manutenção consolidada de requisições de estoque

Ganho
Automatização do processo de cancelamento dos atendimentos.
Detalhamento
Foi criada uma nova função para cancelamento de vários atendimentos ao mesmo tempo.
A função pode ser acessada pelo menu 2.A-M no botão <Cancelamento de vários atendimentos>, ou pelo menu 2-A.X pelo tipo de seleção "Seleção de Requisições"
A função irá abrir uma janela para selecionar os atendimentos a serem excluídos.
 

Atribuída nova função a rotina de vinculações de imagens, agora sendo possível vincular n tipos de anexos

Ganho
Enriquecer cadastros de produtos com informações pertinentes ao processo, características, etc...
Detalhamento
Quebrada restrição do 1.6-Y que permitia apenas vinculações em massa para imagens.
 

Implementado rateio de lote/série no atendimento de requisições de estoque

Ganho
Facilidade no rateio de quantidades do atendimento.
Detalhamento
Passa a aceitar o rateio de lotes no atendimento da requisição de estoque.
 

Rotina de listagem da ficha técnica com custos permitindo informar quantidade

Ganho
Na necessidade de ter uma previsão para uma quantidade maior do produto pronto, agora é possível informar uma quantidade e o sistema retorna as informações com base nesse dado informado.
Detalhamento
Aceitação do campo de quantidade na rotina. Rotina preparada para o cálculo com base no dado informado.
 

Criada nova combinação de parâmetros de empresa para não permitir alteração dos elementos de análise dos laudos

Ganho
Evitar que usuários de outros setores que tem acesso aos dados dos lotes alterem indevidamente informações importantes e dar segurança aos dados ali registrados.
Detalhamento
Foi criado três novos parâmetros nas configurações de acessos na manutenção do usuário. Quando todos os parâmetros estiverem marcados, o usuário não terá nenhuma permissão para alterar ou incluir dados do laudo, elementos de análise do laudo e os resultados dos elementos, e será avisado ao usuário que o mesmo não possui permissão para alteração e abrirá a janela em modo consulta.
 

Implementar histórico de alteração de campos dos lotes/laudos

Ganho
Rastreio de todas as alterações em lotes/laudos, gravando usuário, dia e valores antigos/novos.
Detalhamento
Na consulta de lotes/laudos foi implementado um histórico de alteração dos campos, logo é possível saber quem, quando e o que foi alterado de forma indevida, por exemplo.
 

Reestruturação do controle de reservas

Ganho
A partir da 19.20 o controle de reservas foi reestruturado, os dados agora são mais consistentes evitando n sincronizações corretivas, aliás sobre a sincronização hoje está permitindo filtrar origens/situações específicas, sem a necessidade, por exemplo, de sincronizar registros que não contemplem a inconsistência citada, agilizando a rotina e o ajuste, caso necessário.
Detalhamento
Antigamente no sistema sempre que havia alguma inconsistência nas reservas, infelizmente era necessário rodar a sincronização de reservas de forma muito abrangente, sendo assim a demora no processamento era muito grande e dependendo do caso e do tamanho da base de dados do cliente o tempo poderia levar muitas horas. Pensando em casos assim, reformulamos a rotina e agora também é possível com a pré-seleção e com n filtros, especificar o caso ou os casos e de forma mais rápida/segura, ajustar os registros inválidos.
 

Conversão/adaptação das tabelas de formulação

Ganho
Com a realização da conversão e reestruturação das tabelas que envolvem formulação muitas das limitações e comportamentos um tanto quanto limitados da manutenção das formulações foram sanados, facilitando uso e extração de dados, como relatórios.
Detalhamento
Em suma, visualmente no sistema se mantém o mesmo, mas em nível de programa e estrutura dos dados, agora temos maior confiabilidade nos dados gravados e no como são gravados, possibilitando inclusive uma flexibilidade maior no momento de extrair algum dado do sistema que envolva as formulações.
 

Consulta ao estoque on-line (consulta consolidada de produtos)

Ganho
Agilidade na consulta de acumulados de estoque, podendo de uma só vez ver de n produtos, locais, períodos e etc.
Detalhamento
Com a criação da manutenção consolidada dos acumulados de estoque no EST 2.4-M situações de identificação de valores de inventário, relatórios ou análises  inclusive dos movimentos de estoque ficam mais simples e fáceis de interpretar.
 

Aplicado grid dinâmico nos movimentos de estoque na consulta  aos produtos

Ganho
Facilidade na consulta de movimentos de estoque, na inclusão de informações pertinentes ao produto de acordo com a necessidade de pesquisa do usuário.
Detalhamento
Na consulta de movimentos de estoque do produto, como na posição de estoque do mesmo, foi aplicado o grid dinâmico que possibilita ao usuário uma flexibilidade enorme quanto à pesquisa/rastreabilidade de divergências, inclusive na impressão de um relatório de acordo com a seleção feita.
 

Criada configuração para ser possível somar ou não custo de operações externas na atualização de custos das estruturas

Ganho
De acordo com o processo de cada cliente ou com base naquilo que tem como fatores relevantes nas suas análises de custos, ficando mais flexível para análises de previsto x realizado.
Detalhamento
Em suma, no 1.7-P agora é possível informar se considera ou não os custos das operações configuradas como externas na atualização de custos das estruturas.
 

Possibilitado consulta de saldos por CC das encomendas no momento do comprometimento das reservas

Ganho
Dependendo do processo, no momento de comprometer as reservas, sabendo do saldo já encomendado para determinados Centros de custo, facilita ao usuário como proceder com os comprometimentos.
Detalhamento
No grid de comprometimento das encomendas foi criado um botão eu faz a chamada dos saldos das OP’s, facilitando assim o acesso das informações pertinentes aos dados do comprometimento em questão.
 

Implementar leitura do EAN 14 da embalagem coletiva do produto na Contagem de inventário por coletor

Ganho
Em alguns casos é possível que o cliente tenha seus produtos em embalagens, mas controla o saldo do seu inventário pelos itens que compõe a embalagem, desta forma tem também o controle de código EAN-14, logo agora é possível ler esse código de barras, retornando uma quantidade X dos itens que compõe a embalagem conforme cadastro.
Detalhamento
Ao ler um código EAN-14 e o cadastro do produto corresponder com o mesmo, vai retornar a quantidade que contém na embalagem.
 

Melhoria nas rotinas de atualização do custo de aquisição - passou a considerar frete/pedágio nas operação de industrialização

Ganho
Na aferição de custos dos produtos, caso tenha como base para projeção do preço de venda dos itens o custo de aquisição e o mesmo seja por vezes adquirido através de uma industrialização e não compra direta, agora passa a considerar os custos de frete/pedágio.
Detalhamento
Preparadas rotinas de atualização para considerar esses custos quando for uma operação do tipo industrialização.
 

Em relatórios montados a partir da tabela 272 (VARIAÇÕES DE PREÇOS/CUSTOS DO PRODUTO) possibilitar que o usuário possa filtrar somente as últimas atualizações de preço

Ganho
Usuários que atuam na formação do preço de venda e que desejam um relatório para acompanhar as variações históricas de uma série observando os custos dos produtos que são base para formação do preço de venda.
Detalhamento
Criado campo que validada se é a ultima/penúltima compra do item.
 

Possibilitada leitura do código de barras do lote (quando igual ao número de lote) no atendimento de requisições

Ganho
Em processos de separação/atendimento de requisições minuciosos onde as matérias primas controlam lote e suas quantidades são mínimas, para evitar erro e agilizar o processo.
Detalhamento
Passa a aceitar numero de lote nos atendimentos de requisição, logo se o número do lote for igual ao código de barras, vai funcionar e ficar um processo rápido.
 

Permitir desmontar itens acondicionados pela desmontagem de itens

Ganho
Conseguir desmontar um item envasado retornando ao estoque suas embalagens e produto base.
Detalhamento
Ao informar um produto forma de acondicionamento, além dos itens que ele consome no seu processo de envase, passa a processar o produto base, o que será retornado ao estoque.
 

Disponibilizados campos, como data de validade do lote, para importação via planilha

Ganho
Normalmente nos inícios oficiais do sistema SIGER® onde se faz necessário importar n produtos/lotes via planilha de um sistema antigo para o atual ou em manutenções em massa uma vez que no SIGER® há validação do campo, facilitando assim o processo de inclusão.
Detalhamento
Novo campo criada para importação via planilha no EST 5.1-H.
 

Melhoria na digitação de inventário por planilha, mesmo que seja a primeira entrada do produto, será possível

Ganho
Agilizar o processo de ajustes do inventário por planilha.
Detalhamento
Muitas vezes ocorre de numa conferência de estoque existir produtos que em determinados locais nunca movimentaram, logo seria uma primeira entrada e o processo de importação por planilha fica um pouco mais complexo. Logo, passa a ser possível com um novo parâmetro a importação de itens nessa situação pela planilha de inventário.
 

Movimentação automática das sub-fórmulas com necessidade e disponibilidade

Ganho
Para quem hoje controla as baixas de insumos com o adicional de Baixa por Formulação (EST 2.1-B)  e tinha um problema com a geração dos movimentos das sub-fórmulas, o SIGER® passou a varrer a estrutura e movimentar de acordo com os consumos.
Detalhamento
Se o saldo não atender a necessidade do produto pronto, as sub-fórmulas serão explodidas/movimentadas.
 

Permitir incluir quantidade no estoque para série pela rotina de importação de inventário

Ganho
Poderão ser feitos ajustes de inventário via importação de planilha quando o produto for controlado por série.
Detalhamento
Na importação de planilha de inventário via EST 2.6-M, se o produto for controlado por série, será possível fazer a importação e gravar os movimentos via EST 2.6-J. O SIGER® irá validar se a quantidade é diferente de 0 e 1, caso for igual, importa a planilha, do contrário não realizará a importação.
 

Ao incluir revisão, SIGER® irá atualizar o peso do produto automaticamente

Ganho
Não será mais necessário fazer a manutenção do peso do produto após incluir nova revisão.
Detalhamento
Ao incluir uma revisão e fazer alguma alteração em um dos insumos que faça com que o peso do produto fique diferente, o SIGER® irá atualizar o novo peso automaticamente no cadastro do produto (menu 1.6-C, Apresentação).
 

Disponibilizada nova tabela dos movimentos de estoques por tamanho de grade para utilização no gerador de relatórios

Ganho
Permite criar relatórios no gerador, com as informações dos movimentos de estoque por tamanho.
Detalhamento
Criada a tabela 562, onde é possível visualizar cada tamanho da grade do movimento de estoque em uma linha do relatório, facilitando em filtros, gráficos e demais funcionalidades realizadas via planilha.
 

Minimizado tempo de processamento das leituras de Acumulados de Estoque

Melhoria do desempenho na rotina de leitura dos Acumulados de Estoque para cenários em que consolida o estoque de múltiplas siglas de empresa.
RNS 194.388-01, versão 19.20f, gerado em 27/03/2020.
 

Cálculo de MO/GGF considerando ociosidade dos centros de custo

Já era possível calcular o MO/GGF proporcional a parte EFETIVA de ocupação dos centros de custo de produção diretos ou seja considerando a ociosidade, selecionando a opção "6-Sim, rateio por tempo de produção EFETIVO" no campo "Faz apuração de custos MO/GGF" do cadastro da empresa do módulo de Estoques. O tratamento da ociosidade era, portanto, exclusiva do cálculo baseado no tempo de produção de cada centro de custo (tempos de apontamento feitos no módulo de Gestão Industrial). Agora passa a ser possível considerar a ociosidade dos centros de custo diretos também para modalidades de cálculo baseados na quantidade produzida, que correspondem as opções "1-Sim, rateio por quantidade produzida" e "5-Sim, rateio por quantidade pela 2ª unidade" do campo "Faz apuração de custos MO/GGF" do cadastro da empresa do módulo de Estoques. Para viabilizar isso foi disponibilizado um novo campo ao lado do campo "Faz apuração de custos MO/GGF" chamado "Considera ociosidade no MO/GGF". Ao marcar esse campo, na configuração de cálculo de MO/GGF (menu 6.1 do módulo de estoques) serão disponibilizados 2 botões para informar a capacidade de tempo ou quantidade de cada centro de custo direto. Essas informações serão utilizadas pelo cálculo para comparação com o tempo ou quantidade efetivos para determinar o índice de ocupação dos centros de custo e esse índice será aplicado nos custos de MO/GGF de cada centro de custo gerando então os valores proporcionais somente a parte efetiva de ocupação de cada centro de custo.
RNS 198.218-01, versão 19.20h, gerado em 03/07/2020.