Relatório de integração contábil listando o rateio por centros de custo
Ganho
Esse recurso possibilita a emissão do relatório de integração contábil listando o rateio por centros de custo e a descrição do histórico sem quebra de linha.
Detalhamento
Na seleção do menu FIN 3.5-R (Relatório de Integração) está disponível o campo “Listar rateio por centros de custo”, quando selecionado este campo, listará o código e descrição do(s) centro(s) de custo(s) do lançamento. Essa opção está disponível apenas para impressão em Planilha XLSX.
Compensação automática dos documentos da espécie 42-Reembolso (referente aos descontos de holding) nas devoluções de venda
Ganho
Automatizado o processo de criação de documento da espécie 50-Outros e a compensação com o documento de espécie 42-REE (Reembolso) que está em aberto (situação 01-Pendente), na rotina de devolução de venda.
Detalhamento
No final do processo de emissão da nota fiscal de devolução de venda, quando for um registro de estorno de reembolso (espécie 50-Outros) passa a gravar o acerto financeiro do documento que acabou de ser criado, com outros documentos do mesmo Cliente. Nessa rotina o SIGER® tenta localizar um documento de reembolso em aberto do mesmo cliente, com o mesmo valor, se não encontrar, passa a ler os documentos de reembolso em aberto do cliente para fazer a vinculação, lendo em ordem de data de vencimento, para que os mais antigos sejam os primeiros a serem compensados.
Este recurso está disponível quando a nota de devolução de venda tiver origem de outros módulos, como exemplo, Vendas e Faturamento e Livros Fiscais, não será compensado se incluir a nota de devolução diretamente no módulo Controle Financeiro.
Envio da instrução 45-Negativação sem protesto, conforme layout FEBRABAN para o Banco do Brasil
Ganho
Possibilidade de enviar a instrução de negativação nas remessas de cobranças para o Banco do Brasil, para clientes que não pagaram seus Boletos.
Detalhamento
No layout da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) existe a instrução para cobrança a qual o título não é protestado e, sim, negativado (instrução 45 - Negativação sem protesto). Para enviar essa instrução pelo SIGER® é necessário configurar o local de cobrança do Banco do Brasil, menu FIN 1.3-A (tabela 01-Locais de cobrança), no campo “1ª Instrução cobrança” selecionar a opção “08-Negativação sem protesto”.
Controle de compensações de documentos no módulo Vendas e Faturamento
Ganho
Para empresas que concentram a toda ou qualquer análise financeira no setor financeiro, é possível restringir as compensações dos documentos para o módulo Controle Financeiro.
Detalhamento
Criado o parâmetro "Permite compensações no faturamento" no menu FIN 1.2-A, botão <Dados adicionais>, se marcado permite ao usuário que efetue compensações de documentos com pedidos no módulo Vendas e Faturamento. Este parâmetro estará habilitado quando NÃO estiverem configuradas as opções "4-Nem de compra nem de venda" no campo “Permite compensar devoluções” e "4-Nenhum" no campo “Permite compensar adiantamentos”.
Se desmarcado o parâmetro, as vinculações serão realizadas no menu FIN 2.A-V.
Remessa de pagamento de FGTS para o Banco Santander
Ganho
A partir dessa versão há possibilidade de enviar na remessa de pagamentos para o Banco Santander para FGTS.
Detalhamento
Implementado os segmentos O e W para pagamentos de FGTS, conforme o layout do Banco Santander.
Inclusão de movimentos de transferência entre caixas/contas correntes quando não possuir o módulo Contabilidade na conciliação bancária
Ganho
Na rotina conciliação bancária, pode incluir os movimentos de transferência entre caixas/contas correntes, mesmo quando não possuir o módulo Contabilidade contratado.
Detalhamento
Nas versões anteriores do SIGER® não era possível à inclusão de movimentos de transferência entre caixas/contas correntes, sem possuir a integração contábil, na rotina de conciliação bancária (menu FIN 3.7-C).
Agora quando configurada a matriz de caixa/conta corrente na configuração do extrato, menu FIN 3.7-M, para efetuar o movimento de transferência, serão criados os respectivos movimentos de forma automática, selecionando o botão <Cria movimento caixa> na rotina de conciliação bancária, menu FIN 3.7-C.
A inclusão da tabela matriz de caixa/conta corrente é no menu FIN 1.4-I, tabela 81.
Envio de instrução de negativação para Banco SICREDI
Ganho
Viabilizado o envio de instrução de negativação para o Banco SICREDI.
Detalhamento
Implementado a instrução de cobrança “08-Negativação sem protesto” para o Banco SICREDI, conforme o Layout do mesmo, na posição 220 do segmento P. Essa instrução é enviada no menu FIN 2.7-G (Gera Remessa Bancária) ou FIN 2.2-M (Manutenção Consolidada) pelo botão <Remessa>.
Descrição das ocorrências do arquivo de retorno de cobrança bancária do Banco do Brasil
Ganho
Melhoria na listagem de conferência do retorno bancário do Banco do Brasil, mostrando as descrições das ocorrências de retorno.
Detalhamento
Adicionadas descrições das ocorrências, conforme o layout do Banco do Brasil/FEBRABAN, 38-Conf.alt.prazo limite Receb, 44-Tít.pago com cheque devolvido, 50-Tít.pago c/chq.pendente comp., 85-Inclusão de negativação e 86-Exclusão de negativação.
Na rotina de processamento do arquivo de retorno de cobrança, menu FIN 2.7-R (Proc.Retorno Bancário) ou menu FIN 2.2-M (Manutenção Consolidada no botão <Retorno>, o SIGER® listará as ocorrência mencionadas ao invés do texto “Ver c/Banco”, caso sejam retornadas no arquivo pelo Banco do Brasil.
Gerar arquivo remessa para Banco Daycoval com sacador/avalista informado na geração da remessa
Ganho
No momento da geração do arquivo de remessa de cobrança para o Banco Daycoval, pode ser informado o sacador/avalista.
Detalhamento
Na rotina de geração do arquivo de cobrança, menu FIN 2.7-G (Gera Remessa Bancária) ou menu FIN 2.2-M (Manutenção Consolidada no botão <Remessa>, na segunda janela informar o cadastro no campo “Sacador/avalista”. Quando não existir sacador/avalista informado, continuará com o comportamento atual.
Envio de instruções para cobrança
Ganho
O projeto de envio de instruções para cobrança está em fase de desenvolvimento e nesta versão disponibilizamos a possibilidade de gerar os arquivos de remessa a partir do gerenciamento das instruções.
Detalhamento
Inicialmente este recurso será disponibilizado via liberação por senha, no menu FIN 2.7-I. A senha poderá ser solicitada ao Suporte, caso tenha interesse de utilizar este novo recurso.
Para utilização da rotina nesta versão (19.20), estão disponíveis apenas bancos que utilizam CNAB 240 (layout), os demais layouts serão disponibilizados na próxima versão.
A previsão para conclusão deste projeto é para próxima versão (20.10), a qual será possível o envio de instruções de alteração de títulos, para que o usuário não necessite utilizar o home banking, bem como gatilhos para gerar automaticamente as instruções bancárias (por exemplo, se foi gerado um boleto, haverá uma instrução de entrada de título no banco e essa será gerada automaticamente a partir de uma tarefa executada no SIGER®), controle de situação bancária do documento (rejeitado, aceito, etc.), melhorias de usabilidade no retorno bancário, e alerta de envios bancários pendentes quando há registros que necessitam ser enviados e ainda não houve geração de arquivo.
Disponibilizado acesso aos dados para depósito do cadastro de cliente/fornecedor na manutenção consolidada de documentos do financeiro
Ganho
Acesso prático e rápido a informação dos dados de depósito.
Detalhamento
Na manutenção consolidada de documentos, menu FIN 2.2-M, foi disponibilizado o botão <Dad.Depósito>, selecionando este botão o usuário terá acesso às informações dos dados de depósito do cadastro do cliente ou fornecedor, conforme documento que foi selecionado.
Remessa de pagamento parcial para documentos de fornecedores com depósito em conta
Ganho
Na seleção dos documentos a pagar (fornecedores) o responsável pela rotina poderá enviar o pagamento parcial na remessa de pagamentos, de forma que possa selecionar o documento e informar o valor parcial para liquidar pela remessa, sem precisar refatura-lo ou fazer baixa parcial manualmente.
Detalhamento
No menu FIN 2.6-G (remessa de pagamento) acessando a alteração do documento onde é possível informar juros e descontos, foi criado o campo "Pagamento parcial", marcando este campo permite alterar o valor do documento para um valor menor, no momento da liquidação (na remessa ou retorno) grava a parte do valor informado como uma parcela liquidada do documento e o restante como uma parcela em aberto.
Este parâmetro da baixa parcial estará disponível apenas para documentos com dados para depósito e somente para pagamento de fornecedores.
Envio de e-mail do boleto com tipo de serviço SMTP sem a exibição da janela do e-mail
Ganho
O tipo de serviço de e-mail STMP otimiza e torna a rotina de envio de e-mail mais confiável, sem depender de qualquer programa instalado no computador, como Windows Live Mail, Thunderbird ou Microsoft Outook.
Baseado nesse conceito essa implementação permite enviar os e-mails dos boletos em lote ou com um intervalo de vários boletos, sem a necessidade do usuário ter que avançar a cada e-mail gerado.
Detalhamento
Criado campo “Aceita manutenção do e-mail” na janela “Seleção – Emissão de Boletos” para indicar se aceita janela de manutenção do e-mail no envio de boleto, se marcado o campo o SIGER® exibirá a janela do e-mail e o usuário deve selecionar o botão <Avançar> a cada e-mail gerado, este é o comportamento atual da rotina, se desmarcado, serão enviados todos os e-mails de forma automatizada, sem a necessidade da ação do usuário.
Está disponível em todos os menus que enviam e-mail dos boletos, por exemplo, FIN 4.3-L, FIN 2.2-M e na consulta de documentos FIN 2.2-C.
No Aceite de documentos por arquivo passa a ter possibilidade de rejeitar documentos
No menu FIN 2.6-B passa a ter possibilidade de rejeitar documentos acessando o botão <F2-Rejeitar docto>.
Atualização automática da data de vencimento dos documentos aceitos por DDA
Ao retornar um arquivo DDA para aceite de documentos, anteriormente era exibido um alerta quando a data de vencimento do título não era igual a do documento no SIGER®. Agora, esta rotina foi alterada para apenas indicar que a data já foi atualizada no sistema. O documento será gravado com novo vencimento e sua data de fluxo também será atualizada.
RNS 195.815-01, versão 19.20h, gerado em 19/06/2020.
Alterar em lote a opção "Cobrar Tarifas" do Cadastro de Cliente/Fornecedores
Passa a exibir o campo "35-Cobra tarifa bancária no boleto" no menu 1.5-G para empresas que não sejam sindicato, possibilitando a alteração geral de cadastros de clientes.
RNS 198.008-01, versão 19.20i, gerado em 10/07/2020.
Recálculo de comissão por faixa passa a permitir processamento de múltiplas empresas
No menu FIN 2.5-X passa a ser exibido o botão <Emp.a Consolidar>. Com isso, ao informar empresas para consolidação o recálculo é feito para todas estas, acumulando o valor de faturamento para avaliar que faixa foi atingida e regravando os percentuais de comissão.
RNS 400.084-01, versão 19.20j, gerado em 21/08/2020.
Passa a desabilitar os documentos com código de movimento não tratado no aceite de documento por arquivo no menu FIN 2.6-B
No aceite de documento por arquivo passa a ter colunas para indicar o código e descrição do movimento de remessa.
Os documentos do aceite que não forem do código de movimento 1-Entrada de títulos são desabilitados e desmarcados. Ao avançar esses documentos são considerados como processados.
Obs.: Para avançar no grid, precisa ter pelo menos uma entrada no documento.
RNS 197.867-01, versão 19.20j, gerado em 14/08/2020.
Implementar forma de gravação da data do movimento das despesas
Na tabela genérica de Locais de cobrança, dentro do botão <Liquidação de documentos/despesas>, foi criada uma nova opção "4-Data do crédito" para o campo "Considera despesas por".
Ao configurar local de cobrança com esta opção, no momento do retorno de pagamento passa a considerar as despesas pela data do crédito. Se não possui data do crédito será utilizada a data do pagamento.
RNS 401.734-01, versão 19.20j, gerado em 21/08/2020.
Disponibilizados campos de planejamento financeiro na tabela de documentos
No gerador de relatórios foram disponibilizados, para a tabela de documentos (33), os campos:
1° Conta do planejamento financeiro
2° Conta do planejamento financeiro
3° Conta do planejamento financeiro
RNS 184.245-01, versão 19.20k, gerado em 02/10/2020.