Agilidade na emissão de NF-e
Ganho
Dividindo os processos de emissão em momentos distintos, é possível ter um ganho considerável de tempo na emissão das notas.
Detalhamento
Para as empresas que possuem um grande fluxo de notas e usam a emissão automática, foi implementado um novo recurso que permite dividir os processos de emissão.
-
A primeira etapa emite a NF-e (comunica com a SEFAZ e faz todas as validações).
-
A segunda etapa, envia o e-mail da NF-e, imprime o Danfe e boleto, se for o caso.
As configurações para que isso ocorram são feitas no menu 2.3-X do Faturamento e o envio do e-mail e impressão do Danfe e boleto é gerenciado pelo menu 2.3-Z.
Devolução com IPI
Ganho
Emissão de NF-e de devolução de compra com destaque de IPI.
Detalhamento
Quando a nota de compra está lançada no SIGER® é possível efetuar a devolução através do menu 2.3-R e este carrega o IPI para os devidos campos na nota, entretanto para os clientes que não possuem módulos que aceitam lançamento de nota de entrada, havia uma limitação quanto a emissão dessas notas, pois não era possível informar o IPI no campo correto.
A partir desta implementação, passa a aceitar no item do pedido da nota de devolução o valor do IPI que está sendo devolvido.
Transferência de pré-notas entre siglas
Ganho
Passa a ser possível transferir notas não faturadas entre siglas de empresa.
Detalhamento
A transferência múltipla de pedidos, feita pelo menu 2.1-M passa a aceitar também pré-notas, além de aceitar pedidos. Isso possibilita a transferência de pedidos já separados ou de pré-notas criadas a partir da junção de alguns pedidos.
ICMS ST retido anteriormente para produtos acondicionados ou com composição
Ganho
Lista o valor do ICMS ST retido anteriormente inclusive para produtos que são vendidos em uma forma de acondicionamento diferente da compra e também produtos vendidos que tem composição.
Detalhamento
Na empresa do Faturamento, menu 1.2-A, botão <Nota Fiscal>, botão <ICMS Ret.Ant.>, foram disponibilizadas configurações para indicar se deseja usar o produto base ou os itens da composição para cálculo do ICMS ST retido anteriormente.
Flexibilização de vencimentos no orçamento
Ganho
Passa a ser possível digitar os desdobramentos no orçamento como já era feito no pedido, deixando a negociação mais flexível.
Detalhamento
No campo de condição de pagamento no orçamento, o SIGER® passa a aceitar a condição 999. Se informada essa condição, no momento de gravar o orçamento, irá abrir uma janela de desdobramentos igual a utilizada no pedido, permitindo que sejam digitados os vencimentos desejados.
Seleção da consulta de últimas vendas
Ganho
Possibilidade de indicar se deseja ou não salvar a seleção ao utilizar a consulta de últimas vendas.
Detalhamento
Nas configurações da consulta de últimas vendas no 1.1-P, foi disponibilizado campo para indicar se a seleção usada na consulta será salva ou se sempre será reiniciada.
Dados de produção na consulta de últimas vendas do cliente
Ganho
Disponibilizada consulta dos dados de produção do item na consulta de últimas vendas do cadastro de clientes.
Detalhamento
Na consulta de últimas vendas do cliente, foi disponibilizado o botão de consulta <Ord.Produção>, para visualizar as ordens de produção vinculadas ao item do pedido/nota.
Importação do XML da nota de nacionalização
Ganho
Ao importar o XML da nota de nacionalização enviado pelo despachante, deixa de ser necessário digitar os itens da nota de importação.
Detalhamento
Criado adicional que importa os dados do XML da nota de nacionalização gerando um pedido no Faturamento. A importação permite configurar o que deseja gravar em cada campo do item.
Conversão e reestruturação do beneficiamento
Ganho
Manutenção de notas do beneficiamento facilitada, tornada mais intuitiva. Estrutura de dados com seus vínculos estruturados de forma mais segura. Possibilidade de n relatórios no gerador, uma vez que as tabelas foram convertidas e alinhadas para tal.
Detalhamento
-
novas tabelas na base de dados
-
as informações das notas, itens e movimentos do beneficiamento eram gravadas em uma única tabela na base de dados; com isso, era impossível criar relatórios no gerador ou ter uma seleção padrão para filtrar os dados em relatórios
foram criadas novas tabelas na base de dados, cada qual com a sua devida finalidade: Notas de beneficiamento (tabela 496), Itens da nota do beneficiamento (tabela 497), Movimentos da nota do beneficiamento (tabela 498), Produtos prontos do beneficiamento (tabela 499), Complementos do beneficiamento (tabela 500), Nova manutenção de notas de beneficiamento
-
a manutenção de notas de beneficiamento foi totalmente reformulada, passando a permitir a visualização de todos os itens e movimentos da nota
-
manutenção consolidada de notas de beneficiamento
-
com a remodelagem das tabelas e a criação das seleções padrão, somado à reestruturação da manutenção de notas, foi possível criar a manutenção consolidada de notas de beneficiamento. Para todos os tipos de controle (interno, terceiros e remessa/retorno) está disponível a opção M-Manutenção Consolidada que agiliza o gerenciamento das notas e itens de beneficiamento para o usuário.
Disponibilizados layout’s de relatório do gerador padrão Rech com base na nova estrutura de dados do beneficiamento
Ganho
Facilitar e induzir a utilização de relatórios do beneficiamento pelo gerador, uma vez que a visualização e análise dos dados passaram a ser mais simples.
Detalhamento
Relatórios padrão base: 521001 - ITENS DAS NOTAS DO BENEFICIAMENTO POR CADASTROS e 521002 - ITENS DAS NOTAS DO BENEFICIAMENTO POR PRODUTOS.
Criado relatório simplificado do demonstrativo do calculo de preço na rotina 1.8-G
Ganho
Possibilidade de visualizar, caso o produto formulado tenha vários níveis na sua estrutura, apenas o primeiro nível. Torna uma visualização mais simples e de fácil compreensão.
Detalhamento
Criada opção de planilha sintética do demonstrativo do cálculo do custo da formulação/configuração.
Junção Silenciosa de pedidos do FAT 2.1-G
Criadas rotinas de "Junção silenciosa de pedidos" e "Preparação silenciosa de notas". Ambas rotinas foram disponibilizadas no gerenciador de pedidos, FAT 2.1-G, como nova opção do botão <Baixa/Junção>.
Características das rotinas:
-
Rotinas são executadas de forma automática, sem iteração com o usuário
-
Processam todos os pedidos selecionados e agrupa por cliente para processar a rotina
-
Respeita os parâmetros da empresa do FAT que indicam se "bloqueia junção de pedidos" de acordo com alguns dados para agrupar os pedidos para junção
-
Foi aplicado parâmetro de condição de pagamento, representante, local de entrega, %acréscimo/desconto e espécie de entrada/saída, caso esteja marcado na empresa
-
Não exibe nenhuma janela de aceitação e/ou validação durante a rotina, somente a lista com os pedidos/pré-notas criados por cliente ao final do processamento
-
Não executa a junção silenciosa quando é processado somente um pedido por cliente, para evitar a recodificação de código
-
Respeita todas as validações para executar a junção/preparação como se fosse a rotina normal
-
Respeita o limite de itens para a junção silenciosa
RNS 190.248-01, versão 19.10j, gerado em 14/02/2020.
Fator de conversão para listagem de peso bruto em embarques limitados por veículo
Ao transportar produtos perigosos que possuem quantidade limitada por veículo, a informação da quantidade deve ser expressa em KG na nota fiscal.
Criado o campo "Fator de conversão da qtd. limite para Kg", na janela de "Dados ONU" no botão <Segurança> do cadastro do produto.
RNS 187.280-01, versão 19.10i, gerado em 06/12/2019.
Liberação/Bloqueio aos botões de configuração do grid dinâmico
Agora é permitido liberar/bloquear o acesso aos botões de configuração do grid dinâmico.
Essa configuração é feita através da janela de configurações gerais do grid dinâmico.
RNS 187.150-01, versão 19.20d, gerado em 07/02/2020.
Campos adicionais de data no gerador de relatórios
O gerador de relatórios passa a permitir o uso de diversos campos agrupadores referentes a uma data. Basta clicar no "+" do campo de data ao montar o relatório.
Com essa informação é possível agrupar relatórios pelo nome do mês, montar gráficos por bimestre, comparar valores entre trimestres, entre outras diversas possibilidades.
Dentre os principais agrupadores, podemos destacar:
-
-
-
-
-
Dia inicial/final da semana
-
-
-
-
-
-
RNS 163.472-01, versão 19.20c, gerado em 14/10/2019.
Aceitação de centro de custos do planejamento financeiro por item do pedido
Criado campo no item do pedido/nota "Centro de custos do financeiro", na janela de dados adicionais do item, este será utilizado na integração com o Planejamento Financeiro.
Para utilizar deve ser feita a configuração na empresa do Faturamento para aceitação de múltiplos itens para múltiplos centros de custos.
RNS 182.617-01, versão 19.10h, gerado em 01/11/2019.
Consulta à manutenção consolidada de equivalências do produto a partir do cadastro de produtos e de clientes/fornecedores
A partir dessa implementação, passou a ser possível consultar a manutenção consolidada de equivalências do produto a partir dos botões de equivalência presentes na manutenção de produtos e de cadastros. Além disso, também foi possibilitado acessar a manutenção consolidada a partir de qualquer janela do SIGER® em que esteja disponível o campo de produto ou de cadastro, clicando no drop button e selecionando a opção de manutenção de equivalência.
RNS 179.712-01, versão 19.10g, gerado em 18/10/2019.
Criado botão <Alteração do transportador> no gerenciador de pedidos
Agora, para que o transportador de um ou mais pedidos seja alterado facilmente, é possível acessar o gerenciador de pedidos (FAT 2.1-G) e configurar o botão <Alt.Transp.>. Após isso, basta marcar os pedidos que deseja alterar, clicar no botão e informar o código do novo transportador a ser atribuído.
Cada pedido será validado e, se permitido, ficará com o novo transportador.
RNS 190.660-01, versão 19.20g, gerado em 19/06/2020.
Aumentado o número de ocorrências na configuração dos materiais/serviços
A tabela de ocorrências dos materiais/serviços (Menu FAT 2.3-P) anteriormente estava limitada em 110 registros. Agora passamos o limite para 500 ocorrências. Também passamos a gravar os registros em um arquivo que permite aumentar o limite de ocorrências com mais facilidade, se necessário futuramente.
RNS 194.529-01, versão 19.20h, gerado em 26/06/2020.
Possibilidade de rodar a reserva de pedidos automaticamente via linha de comando
Disponibilizada a opção de rodar a reserva automática de pedidos via linha de comando, podendo assim, ser criado tarefas agendadas para reservas.
RNS 198.435-01, versão 19.20i, gerado em 17/07/2020.
Facilitador para visualização da quantidade em estoque disponível levando em consideração as embalagens coletivas
Disponibilizado atalho F10 no campo da quantidade do item, que exibe o saldo de estoque do acumulado do produto pelas embalagens coletivas cadastradas na apresentação do produto, onde permite digitar a quantidade de embalagens e selecionar a embalagem desejada, assim fazendo a conversão para a unidade controlada no estoque e movendo a embalagem para os adicionais do item do pedido.
É obrigatório que a embalagem coletiva esteja cadastrada no produto para obter a quantidade de itens.
Obs: rotina criada apenas na manutenção simplificada de pedidos.
RNS 187.142-01, versão 19.20h, gerado em 19/06/2020.
Possiblidade de listar o Endereço completo na impressão do DANFE
Agora passa a listar o endereço completo dos Dados dos Termos, quando habilitado o parâmetro de empresa no meu FAT1.2-A, botão <Nota Fiscal>, botão <Dados Gerais NF-e>, Campo "Utiliza endereço completo".
RNS 199.440-01, versão 19.20i, gerado em 17/07/2020.
Contar data de entrega dos pedidos somente em dias úteis
Foi criado o parâmetro de sistema para indicar se deve considerar somente dias úteis na validação de data de entrega.
Menu
1.1-P
, botão <Vendas e Faturamento 2>, campo "Utiliza somente dias úteis na entrega".
Parâmetro é considerado na manutenção de pedidos/notas e bloqueios de data de entrega.
RNS 188.733-01, versão 19.20h, gerado em 26/06/2020.
Disponibilizado na montagem de dados os campos Matrícula CEI e Código ART do Local de entrega do cliente para listar nas NFS-e's
Criadas novas tags de Matrícula CEI e Código ART que foram disponibilizadas para os modelos de impressão e também para montagem dinâmica de dados da nota na parte dos dados adicionais da nota.
RNS 193.707-01, versão 19.20h, gerado em 03/07/2020.
Criada nova opção para configurar a aquisição do insumo da formulação - "Pela empresa, consumo interno"
Para atender a esta demanda, foi criada uma nova opção de configuração da aquisição do insumo na manutenção da formulação. Essa nova opção foi criada para suprir demandas que surgiram devido ao Decreto estadual 55.221/2020, já que existem insumos na formulação do cliente que são bonificados, ou seja, não são cobrados do cliente e também não vem através de uma remessa, o próprio beneficiador fornece o insumo e coloca o custo desse insumo na cobrança do produto pronto. Essa nova opção, tem o funcionamento idêntico a opção 1-Pela empresa, diferenciando somente no momento do retorno do beneficiamento, seguindo a regra citada anteriormente.
RNS 199.276-01, versão 19.20i, gerado em 13/07/2020.